MÉTODOS DE RESOLUÇÃO ATIVA DE PROBLEMAS APLICADOS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Keywords:
Metodologias ativas, Ensino superior, Resolução de problemas, Educação físicaAbstract
Atualmente, o Ensino Superior tem passado por muitos desafios associados à didática e aprendizagem, destaque para a falta de interesse e desmotivação dos alunos, além do volume de informações, facilmente angariadas. Neste ínterim, a reformulação através das metodologias ativas se coloca como uma eficiente didática pedagógica, trazendo benefícios múltiplos para o discente. Esta pesquisa buscou analisar a utilização das metodologias ativas focadas na solução de problemas, dentro do Ensino Superior em Educação Física, realizando uma revisão bibliográfica, além de propor quatro atividades orientadas pelo professor. Este estudo focou nas metodologias centradas no método dos três momentos e no aprendizado baseado na resolução de problemas (PBL). Esse último recurso vem sendo utilizado nos cursos de graduação na área da Saúde, contudo, verifica-se ainda uma escassez de estudos mais aprofundados ao tema proposto. Conclui-se que as mudanças são necessárias no Ensino Superior, e os recursos disponibilizados pelas metodologias ativas se mostram como o cerne dessa mudança. No entanto, as formas de resolução de problemas necessitam de estudos relacionados especificamente à área da Educação Física. Mesmo assim notam-se nos métodos focados, inovações acadêmicas, incluindo a maior participação do aluno na construção do conhecimento, seja ele prático ou teórico.