O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,2; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A missão da Revista Faculdades do Saber é contribuir para o aprofundamento e difusão de conhecimentos científicos, acadêmicos e filosóficos e tem periodicidade semestral, publicando artigos originais resultantes de pesquisa, revisão sistemática, reflexão, relato de experiência, carta ao editor e editorial, desde que atendam às suas normas de publicação.

Procedimentos para Submissão de Artigos:
1 - Eixos de abrangência com destaque Multidisciplinar abrangendo as áreas da Saúde, Educação, Exatas e Humanas.
2 - Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados em outro periódico ou qualquer tipo de publicação.

Etapas:
Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais.
Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por no mínimo dois consultores “ad hoc”, de forma cega, isto é, sem o conhecimento dos nomes por parte dos pareceristas e dos autores. No caso dos pareceres não serem conclusivos, ou divergentes, o artigo será enviado a um terceiro parecerista.
A aceitação final é de responsabilidade do Conselho Editorial.

Idiomas: 
Serão aceitos trabalhos em inglês, português ou espanhol. Para os trabalhos em inglês ou espanhol quando possivel encaminhar declaração de veracidade do texto.

Categorias de trabalos aceitos pela revista: 
1 - Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. As publicações de caráter científico devem conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês ou Espanhol e Inglês); Resumo; Palavras-chave (Key words); Introdução seguindo citação NBR 10520/2023; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos (quando necessários) e Referências.
2 - Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas idéias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto. Devem conter os seguintes tópicos: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo; Palavras-chave (Key words); Introdução; Desenvolvimento (incluir detalhadamente os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão); Conclusão e Referências.
3 - Casos Clínicos: Apresentam a descrição de casos clínicos, seguido de avaliação dos procedimentos, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto. Devem conter os seguintes tópicos: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo; Palavras-chave (Key words); Introdução; Relato do caso e desenvolvimento; Conclusão e Referências.

Forma de Apresentação dos Artigos:

Os artigos devem ser submetidos via sistema, digitadas em editor de texto Word no formato.doc, em espaço múltiplos de 1,2 linha, em fonte tipo Calibri Light, tamanho 11. A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens direita e inferior 2 cm e esquerda e superior 3 cm. O tamanho do texto deve conter entre 06 e 16 páginas (atentar para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb (Megabytes). As citações bibliográficas no texto devem seguir o sistema autor-data, conforme normas atualizadas da ABNT NBR 10520/2023.

A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

1. Folha de rosto:

Deve estar separada do manuscrito em arquivo único, com nome completo do artigo em português ou espanhol e inglês, nome dos autores, formação acadêmica, filiação institucional e e-mail.

Agradecimentos devem vir no rodapé.

2. Texto do Artigo:

2.1. Folha com nome do artigo, em inglês e português, sem identificação dos autores.

2.2. Folha contendo Resumo em português ou espanhol (mínimo de 100 e máximo de 200 palavras), redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado e Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5). O resumo deve iniciar com a problematização, seguido dos objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Entre as palavras-chave coloca-se ponto e vírgula para separá-las. Cada palavra-chave deve ser grafada com o primeiro caractere em maiúsculo e os demais minúsculos. O item palavras-chave deve estar espaçado de duas linhas em branco do corpo do resumo;

2.3. Folha contendo Abstract e Key words. O Abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Key words, compatíveis com as palavras-chave.

2.4. Texto de acordo com as especificações recomendadas para cada tipo de trabalho.

As Citações Bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520/2023. A responsabilidade pela edição e adequação dos manuscritos é de responsabilidade do autor, assim como pelos dados referenciais da obra. Segue abaixo modelos de referências.

ARTIGOS CIENTÍFICOS:
HERNANDEZ, S.S.S.; VITAL, T.M.; GOBBI, S.; COSTA, J.L.R.; STELLA, F. Atividade física e sintomas neuropsiquiátricos em pacientes com demência de Alzheimer. Motriz, Rio Claro, v.17 n.3, p.533-543, jul./set. 2011.

OLIVEIRA, E.M.; AGUIAR, R.C.; ALMEIDA, M.T.O.; ELOIA, S.C.; LIRA, T.Q. Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental. Saúde Coletiva, v.8, n.50, p.126-130, 2011.

ROCHA, R.T.; LELES, P.S.S.; OLIVEIRA NETO, S. Arborização de vias públicas em Nova Iguaçu, RJ: o caso dos bairros rancho novo e centro. Revista Árvore, Viçosa, MG, v.28, n.4, p.599-607, 2004.

ARTIGOS DA INTERNET:
QUEIROZ, M.C. O direito como sistema autopoiético: contribuições para a sociologia jurídica. Disponível em: http://www.buscalegis.ufsc.br/arquivos/o%20direito%20como%20sistema.pdf. [Acesso
em: 02 jul. 2010].

Manual Merck para a família. Disponível em: http://www.manualmerck.net/images/thumbnail/p_116.gif [Acesso em: 14 dez. 2009].

LIVROS:
KUMAR, V.; ABBAS, A.K.; FAUSTO, N. Robbins e Cotran Patologia. Bases Patológicas das Doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005.

GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas; 1986.

TESES E DISSERTAÇÕES:
MIYAMOTO, S. O Pensamento geopolítico brasileiro: 1920-1980. 1981. 287f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.

FAGIOLI, M. Relação entre a condutividade elétrica de sementes e a emergência de plântulas de milho em campo. 1997. 74f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Jaboticabal, 1997.

NERY, R.M. Questões sobre questões de leitura. 2001. 326f. Tese (Doutorado em Lingüística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

EVENTOS (CONGRESSO, SIMPÓSIO, REUNIÃO, ENCONTRO, WORK SHOP):
FESSEL, S.A.; FAGIOLI, M.; VIEIRA, R.D. Tratamento químico e uso de corante em sementes de amendoim e sua influência na qualidade fisiológica. In: SIMPÓSIO DE PATOLOGIA DE SEMENTES, 5., 1998, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa, 1998. p.29.

MOREIRA, A.F.B. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2., 1998, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 15-30.

OBS. Trabalhos com autorias múltiplas e idênticas deverão ser ordenados na ordem crescente de data.

Gráficos e Ilustrações (em número de até 6 por artigo, incluindo figuras, mapas, imagens, desenhos, fotografias, gravuras, tabelas e gráficos) e devem ser acompanhados dos parâmetros quantitativos utilizados em sua elaboração, na forma de tabela. Devem estar dispostos o mais próximos possível do texto aos quais se referirem e acompanhadas das respectivas legendas, gravados em extensão *.JPEG, com resolução de 300dpi.

Observações importantes quanto à qualidade do artigo:
1. Título: deve ser sucinto e refletir o assunto discutido no texto. Título e subtítulo (se houver) devem estar na página de abertura do artigo na língua do texto e em inglês. O autor deve evitar sobrecarregá-lo com informação expressa em forma de abreviatura (salvo casos em que são universalmente conhecidas ou nomes de projetos) e entre parênteses.
2. Resumo: texto com quantidade predefinida de até 200 palavras, onde se expõe o objetivo do texto, a metodologia aplicada, e as soluções encontradas. O abstract é o resumo idêntico traduzido para a língua inglesa.
3. Palavras-chave: são palavras características que devem identificar o artigo em bases de indexação. Constituem item obrigatório e devem estar abaixo do resumo, antecedidas da expressão palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula.
4. Introdução: deve situar o leitor no contexto do tema estudado, oferecendo uma visão global da pesquisa realizada, situando o problema e a metodologia empregada. Citações seguir a ABNT NBR 10520/2023.
5. Desenvolvimento e explanação dos resultados: é a fundamentação lógica do trabalho, onde o autor deve fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para o entendimento e o esclarecimento do problema pesquisado e que devem apresentar um estreita ligação com a dúvida investigada. Dependendo do assunto tratado no manuscrito, há a necessidade de subdivisão em etapas que seguem em seções e subseções. A divisão do desenvolvimento deve apresentar a seguinte estrutura:
a) Método: descrição precisa dos materiais, métodos, técnicas, equipamentos e outros itens utilizados no decorrer da pesquisa, devendo estar apresentados com a maior clareza possível de modo que outros autores possam contextualizar e empregar em suas pesquisas.
b) Resultados: apresentação da obtenção dos dados experimentais, que podem ser demonstrados através de tabelas, gráficos, fotografias, dentre outros recursos utilizados.
c) Discussão: Interpretação e implicação dos resultados, discutidos à luz de outras investigações registradas na literatura, cientificamente fundamentadas na área a qual se encontra inserido o trabalho.
6. Conclusão: apresenta os resultados obtidos ao longo do manuscrito que foram extraídos da pesquisa ou apontados por ela, sendo relacionadas às diversas questões desenvolvidas ao longo do trabalho, sintetizando os resultados fundamentais, com comentários do autor e as contribuições resultantes da pesquisa. É importante a observação de que trata-se do encerramento do trabalho estudado, devendo responder às hipóteses propostas e aos objetivos apresentados na introdução, não devendo, sob condição alguma, que sejam apresentadas informações novas, que já não tenham sido apresentadas no desenvolvimento do trabalho. As limitações do estudo assim como sugestões para futuras pesquisas devem ser apontadas. 
7. Referências: Conjunto de informações que devem permitir identificar, no todo ou em parte, documentos impressos ou produzidos em diferentes materiais que foram citados no decorrer do texto, devendo seguir as normas da ABNT NBR 10520/2023. que estão explicadas e demonstradas no documento de orientação da apresentação gráfica do artigo.
 
- Linguagem do artigo: O artigo é um texto condensado, é importante que sejam observados a correção e precisão da linguagem, coerência das idéias apresentadas, inteligibilidade, objetividade e fidelidade às fontes citadas.
A análise destas questões inclui a análise de:
a) impessoalidade: O trabalho é resultado da investigação cientificamente fundamentada do autor sobre determinado assunto, não cabendo um relato pessoal sobre o trabalho, haja vista que o estudo deverá ser acessível à comunidade científica sempre que outro estudioso necessitar explorar o assunto em questão, logo deve ser redigido em terceira pessoa, caracterizando o teor universal da pesquisa desenvolvida;
b) objetividade: deve ser direto, preciso, sem expressões que possibilitem outras interpretações que não tenham valor científico;
c) vocabulário técnico: a comunicação científica deve ser feita com termos comuns, que garantam a objetividade da comunicação, sendo, porém que cada área possui seu vocabulário técnico próprio que deve ser observado;
d) correção gramatical: a observação da correção do texto é de responsabilidade do(s) autor(es) e deve ser feita com cuidado, evitando-se o uso excessivo de orações subordinadas em único parágrafo; evitar o excesso de parágrafos, lembrando que cada parágrafo encerra uma pequena idéia defendida no texto, logo, encerrada a idéia, muda-se o parágrafo;
e) ilustrações: a Revista Faculdades do Saber considera gráficos, mapas, fotografias, desenhos e tabelas como elementos ilustrativos devendo seguir as normas da ABNT.

Comitê de Ética
Em toda matéria relacionada com pesquisa humana e pesquisa animal, os autores devem incluir no corpo do artigo, o número do processo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, na qual a pesquisa foi realizada.
 
Princípios Éticos a serem Seguidos pelos Autores
É importante que os autores que desejam publicar nesta revista tenham em mente que o desenvolvimento científico e doutrinário deve estar baseado em princípios éticos fundamentais que contribuam para a própria qualificação das obras publicadas e servem como referencial de boa conduta.
Pesquisas com seres humanos devem passar obrigatoriamente por um comitê de ética.
Por isso, é importante que:
a) Descrição clara e concisa da pesquisa e de sua importância;
b) Detalhamento da pesquisa, para permitir a repetição por outros cientistas;
c) Créditos a trabalhos anteriores. Citar fontes da atual pesquisa;
d) Os originais devem vir com carta de autorização à revista;
e) Proibida a publicação e submissão múltipla;
f) Co-autoria: todos os autores devem assinar.
É responsabilidade do autor principal estabelecer a comunicação entre a revista e os demais autores.

Conflito de Interesses
Os autores devem preencher e assinar o formulário de Conflito de Interesse. 
 
Direitos Autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à REVISTA FACULDADES DO SABER. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es).
 
Acesse o "TEMPLATE" de Artigo:
 
 
ENVIO DE MANUSCRITOS

Os seguintes documentos deverão ser enviados separadamente no momento da submissão:

  1. Folha de Rosto (separada do manuscrito em arquivo único, com nome do artigo em português ou espanhol e inglês, nome completo dos autores, formação acadêmica, filiação institucional e e-mail);
  2. Texto do Artigo (nome do artigo em português ou espanol e inglês, sem identificação dos autores, seguidos do Resumo, Abstract e texto completo de acordo com as especificações recomendadas para cada tipo de trabalho);
  3. Autorização para publicação;
  4. Conflito de Interesses;
  5. Concessão de direitos autorais.

Acesse os modelos de Formulário de Conflito de Interesses, a Carta de Autorização para Publicação e Concessão de Direitos Autorais juntamente com um checklist em: https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/libraryFiles/downloadPublic/2

A submissão deve ser realizada exclusivamente via sistema (https://rfs.emnuvens.com.br/rfs). O autor deve estar cadastrado como autor e na seção "Normas para Publicação", clicar no link “Fazer Nova Submissão".

Não será considerada qualquer outra forma de envio.

Contato: revista@unimogi.com.br

 

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