MÉTODOS DE RESOLUÇÃO ATIVA DE PROBLEMAS APLICADOS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Richard William Carneiro
  • Nidia Mara Marchiori
  • Thaís Fernanda Leitão Casellato
Palavras-chave: Metodologias ativas, Ensino superior, Resolução de problemas, Educação física

Resumo

Atualmente, o Ensino Superior tem passado por muitos desafios associados à didática e aprendizagem, destaque para a falta de interesse e desmotivação dos alunos, além do volume de informações, facilmente angariadas. Neste ínterim, a reformulação através das metodologias ativas se coloca como uma eficiente didática pedagógica, trazendo benefícios múltiplos para o discente. Esta pesquisa buscou analisar a utilização das metodologias ativas focadas na solução de problemas, dentro do Ensino Superior em Educação Física, realizando uma revisão bibliográfica, além de propor quatro atividades orientadas pelo professor. Este estudo focou nas metodologias centradas no método dos três momentos e no aprendizado baseado na resolução de problemas (PBL). Esse último recurso vem sendo utilizado nos cursos de graduação na área da Saúde, contudo, verifica-se ainda uma escassez de estudos mais aprofundados ao tema proposto. Conclui-se que as mudanças são necessárias no Ensino Superior, e os recursos disponibilizados pelas metodologias ativas se mostram como o cerne dessa mudança. No entanto, as formas de resolução de problemas necessitam de estudos relacionados especificamente à área da Educação Física. Mesmo assim notam-se nos métodos focados, inovações acadêmicas, incluindo a maior participação do aluno na construção do conhecimento, seja ele prático ou teórico.

Biografia do Autor

Richard William Carneiro
Professor de Educação Física pela UNIPINHAL; Especialista em Fisiologia e Prescrição de Exercício pela Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro – RJ. Docente na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e Instituição de Ensino São Francisco – UNIMOGI, Brasil.
Nidia Mara Marchiori
Bióloga – Doutora em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia – Universidade Estadual de Campinas UNICAMP – Campinas – S.P. – Docente na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e Instituição de Ensino São Francisco – UNIMOGI, Brasil.
Thaís Fernanda Leitão Casellato
Fisioterapeuta – Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). Docente na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e Instituição de Ensino São Francisco – UNIMOGI, Brasil.
Publicado
24-06-2019