PERFIL QUALITATIVO DA ALIMENTAÇÃO DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Mots-clés :
alimentação; análise; escolar; qualidade.Résumé
Devido ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados no ambiente escolar evidencia-se a necessidade de estudos sobre as consequências do consumo deste tipo de alimento em relação ao desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem dos escolares. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi de analisar de modo qualitativo os alimentos consumidos pelos escolares durante a permanência na escola. A metodologia do projeto consistiu de visitas de observação passiva em quatro escolas públicas e uma privada durante o período das refeições, sem intervenção com os alunos. Um roteiro foi criado para se fazer a colheita das informações sobre a composição dos cardápios oferecidos e, posteriormente, foi realizada a análise comparativa dos dados obtidos. Os achados da presente pesquisa apontam que as escolas públicas têm melhor adequação da qualidade alimentar devido a sua inserção no PNAE, porém os alimentos in natura, como vegetais e frutas não são bem aceitos pelos alunos. A escola particular visitada apresentou opções menos saudáveis por não estar sujeita a este programa, de modo que os escolares consomem mais alimentos ultraprocessados