A afetividade, compreensão e a responsabilidade são valores indispensáveis para combater nossos paradigmas quanto a preservação da água e a disposição correta dos resíduos sólidos. O descarte de resíduos em cursos d’água é uma prática ocorre com frequência e as pessoas, em geral, ignoram o impacto negativo desse ato, transferindo assim, partículas desses materiais a toda cadeia alimentar chegando aos seres humanos, caracterizando um problema de saúde pública. O presente artigo descreve uma ação de educação ambiental onde é desenvolvido a teoria em sala de aula e posteriormente uma prática a campo mostrando a realidade dos municípios quanto à disposição incorreta de resíduos nas margens dos córregos urbanos junto a alunos do 4º e 5º ano de uma unidade escolar do município de Itapira-SP. Apesar da importância, o tema é pouco debatido e estudado, especialmente no meio acadêmico. Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas neste estudo caracterizam ações plausíveis no que diz respeito à sensibilização dos jovens e educadores nas questões relativas à preservação dos corpos d’água e da disposição correta dos resíduos sólidos e os impactos desses no ambiente aquático servindo como um elo de participação desses jovens no desenvolvimento do bairro e das cidades onde residem.