PERFIL QUALITATIVO DA ALIMENTAÇÃO DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Autores

  • Bianca Alborgheti CAMPOS
  • Marília Sofia Basilisco MELO Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo/UNIMOGI
  • Mônica de Oliveira COSTA. Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo/UNIMOGI

Palavras-chave:

alimentação; análise; escolar; qualidade.

Resumo

Devido ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados no ambiente escolar evidencia-se a necessidade de estudos sobre as consequências do consumo deste tipo de alimento em relação ao desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem dos escolares. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi de analisar de modo qualitativo os alimentos consumidos pelos escolares durante a permanência na escola. A metodologia do projeto consistiu de visitas de observação passiva em quatro escolas públicas e uma privada durante o período das refeições, sem intervenção com os alunos. Um roteiro foi criado para se fazer a colheita das informações sobre a composição dos cardápios oferecidos e, posteriormente, foi realizada a análise comparativa dos dados obtidos. Os achados da presente pesquisa apontam que as escolas públicas têm melhor adequação da qualidade alimentar devido a sua inserção no PNAE, porém os alimentos in natura, como vegetais e frutas não são bem aceitos pelos alunos. A escola particular visitada apresentou opções menos saudáveis por não estar sujeita a este programa, de modo que os escolares consomem mais alimentos ultraprocessados

Biografia do Autor

Bianca Alborgheti CAMPOS

Graduanda no curso de Nutrição da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo/ UNIMOGI

Marília Sofia Basilisco MELO, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo/UNIMOGI

Graduanda no curso de Nutrição da Faculdade Mogiana do Estado de SãoPaulo/ UNIMOGI

Mônica de Oliveira COSTA., Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo/UNIMOGI

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública (USP)e especialista em Gastronomia, História e Cultura pelo Centro Universitário Senac

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Publicado

2025-11-07