O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DESAFIO NO UNIVERSO ESCOLAR
Palavras-chave:
Aluno ativo, Aprendizagem significativa, Jogos educativos na matemática
Resumo
Esse artigo vem abordar o ensino e aprendizagem na disciplina da matemática, considerando que ela é vista pelos alunos de forma negativa e desestimulante, pois os alunos não veem sentido nos conteúdos em relação a suas vivências práticas. Por esse motivo é importante que o professor não trabalhe de forma mecanizada com os alunos, mas ofereça propostas e métodos diferentes de ensino. O educador pode trabalhar o conteúdo utilizando as metodologias ativas e jogos com a finalidade de tornar o aluno ativo e protagonista do seu aprendizado. O jogo é um método facilitador, pois as crianças já nascem com a disponibilidade em jogar, cabe então ao professor aproveitar essa ação espontânea e aplicar com objetivo os diversos jogos educativos para que os alunos associem os conteúdos com suas vivências práticas.
Publicado
03-11-2020
Seção
Artigos