O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DESAFIO NO UNIVERSO ESCOLAR

  • Elenice Braga de Carvalho Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo – FMG - SP – Brasil.
  • Valeria Oliveira Aleixo Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo – FMG - SP – Brasil.
  • Fernanda Vieira de Souza Brandão Especialista em Ensino da Matemática pela Faculdade Campos Elíseos. Docente de Ensino Superior do Curso de Pedagogia (e outros) da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo – FMG - SP – Brasil.
  • Roberta Mello Francatto Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Docente do Ensino Superior e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo – FMG - SP – Brasil.
Palavras-chave: Aluno ativo, Aprendizagem significativa, Jogos educativos na matemática

Resumo

Esse artigo vem abordar o ensino e aprendizagem na disciplina da matemática, considerando que ela é vista pelos alunos de forma negativa e desestimulante, pois os alunos não veem sentido nos conteúdos em relação a suas vivências práticas. Por esse motivo é importante que o professor não trabalhe de forma mecanizada com os alunos, mas ofereça propostas e métodos diferentes de ensino. O educador pode trabalhar o conteúdo utilizando as metodologias ativas e jogos com a finalidade de tornar o aluno ativo e protagonista do seu aprendizado. O jogo é um método facilitador, pois as crianças já nascem com a disponibilidade em jogar, cabe então ao professor aproveitar essa ação espontânea e aplicar com objetivo os diversos jogos educativos para que os alunos associem os conteúdos com suas vivências práticas.
Publicado
03-11-2020