BRINQUEDOTECA UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA

  • Camila Bianca da Costa Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade UNIMOGI.
  • Tálita Gabriela Aparecida da Silva Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade UNIMOGI.
  • Roberta Mello Francatto Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Docente do Ensino Superior e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIMOGI.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Habilidades, Crianças, Escola, Brinquedoteca, Autonomia

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer à luz a importância do desenvolvimento da criança por meio de espaços desenvolvidos especificamente para o ato de brincar, reconhecendo a brinquedoteca escolar como ambiente educativo e facilitador na construção da identidade, habilidades e autonomia. A Brinquedoteca Escolar é um espaço de relevância para os educandos, pois nela, podem vivenciar de forma lúdica sua participação no mundo social, interagindo e descobrindo diferentes possibilidades de resolver situações-problemas. A esse espaço incentivador das competências tanto social quanto cognitiva, a mediação do professor para com o aluno torna-se o elo entre a ludicidade, a didática e a aprendizagem. Com fins pedagógicos o brincar torna-se uma ferramenta capaz de propiciar e, até mesmo ser, um agente facilitador do desenvolvimento  de habilidades em diferentes campos de experiências. Habilidades essas precursoras da formação de um indivíduo integral, refletindo de forma saudável, em um adulto autônomo, ativo, crítico, participativo e responsável por  suas ações e relações com o mundo.
Publicado
03-11-2020