UM RELATO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADO NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA-SP EM REFERÊNCIA AO DIA DA ÁRVORE

  • Anderson Martelli Mestre Ciências Biomédicas – Uniararas; Biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira-SP.
  • Fabiana Palermo Martelli Pós-Graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria IB POLI, Jaguariúna-SP. Graduação em Ciências da Computação, Unipinhal, Espírito Santo do Pinhal-SP.
  • Sergio Fernando Zavarize Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas. Diretor Acadêmico da UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP.
Palavras-chave: Árvore, Ribeirão da Penha, Educação Ambiental, Itapira

Resumo

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural. Estudos apontam a vegetação urbana como importante indutor de qualidade ambiental e de vida nas cidades e grandes centros urbanos por suas funções ecológicas, estéticas e de lazer. O presente estudo descreve uma ação de educação ambiental com integrantes da sociedade civil do município de Itapira-SP, com o desenvolvimento de uma ação prática a campo com o plantio de árvores na margem do Ribeirão da Penha favorecendo a recomposição ciliar. Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas caracterizam ações plausíveis no que diz respeito à sensibilização dos jovens, adultos e educadores nas questões relativas à preservação desse corpo d’água, assim como, o favorecimento da fauna e flora que compõe o bioma desse município.
Publicado
03-11-2020