A MÚSICA NA INTEGRAÇÃO DO SER NO PROCESSO EDUCACIONAL

  • Giovana Rodrigues Pereira da Silva Concluinte do Curso de Pedagogia da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo- FMG SP- Brasil.
  • Larissa Martins Marin Xavier Concluinte do Curso de Pedagogia da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo- FMG SP- Brasil.
  • Maria Isabel Somme Mestre em Educação - UNESP - Rio Claro; Docente do Ensino Superior da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo- FMG SP- Brasil.
  • Roberta Mello Francatto Doutora Em CiÊncias da Educação pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Docente do Ensino Superior e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Mogiana do Estado de São Paulo- FMG SP- Brasil.
Palavras-chave: Educação, Música, Inteligências Múltiplas, Desenvolvimento

Resumo

Pensar em muitas das funções da música nos leva a refletir sobre o dia a dia nas escolas, as práticas dos professores e seus alunos e como a música acontece no cotidiano escolar. A música como ferramenta de ensino pode ser explorada envolvendo inúmeros conceitos, devolvendo a afetividade, criatividade, dando alegria e um novo ambiente de aprendizagem. As atividades de música nas escolas não visam a formação de músicos profissionais, ela tem por objetivo proporcionar às crianças a abertura de canais sensoriais, melhorando o desempenho ao expressarem suas emoções, ampliando a perspectiva de cultura e formação do ser. Nesse sentido, o trabalho visa entender como as práticas musicais atuam no desenvolvimento humano, compreendendo como os resultados desse aprimoramento atuam no aprendizado escolar. A presente pesquisa fundamenta por meio de revisão bibliográfica de embasamento educacional quanto à musicalização e sua influência no ambiente escolar e desenvolvimento educacional.
Publicado
03-11-2020