Palavras-chave:
Centro de educação infantil, Lar de idosos, Integração de espaços, Urbanismo
Resumo
Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica e do desenvolvimento do projeto arquitetônico para a construção de um Centro de Educação Infantil em conjunto com um Lar de Longa Duração para Idosos na cidade de Mogi Guaçu/SP. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, com a seleção de dados bibliográficos e da literatura existente sobre este tema. O projeto para esta edificação prevê a construção de uma casa independente para cada idoso residente do espaço, uma área comum de uso para lazer e uma horta para plantio. Igualmente, de forma a compor o espaço integrado, é prevista a construção do Centro de Educação Infantil, o qual as crianças frequentariam de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Com a integração destes espaços, os idosos colaborariam para o desenvolvimento das crianças, por sua vez, trariam mais prazer e sentido para a vida dos idosos. Conforme a análise de estudo de caso, verifica-se a relevância e a aplicabilidade desta proposta: tornar possível a formação de crianças utilizando-se da convivência com idosos e, ao mesmo tempo, proporcionar a estes, qualidade de vida em espaço no qual não somente residam, mas também se sintam úteis, pertencentes a uma comunidade.
Biografia do Autor
Glauber Eduardo Françoso
Graduando em Arquitetura e Urbanismo, Unimogi, Mogi Guaçu-SP, Brasil.
Alessandra Salvador Alexandre Strassa
Professora Mestre, Unimogi, Mogi Gauçu-SP, Brasil. Doutoranda, PUC-Campinas, Campinas-SP, Brasil.