METODOLOGIA ATIVA NO TREINAMENTO DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP) EM CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO

  • Laís Raquel Pisso
  • Takaísa de Souza Vanelli
  • Ivana Maria Passini Sodré Silviero
  • Yonara Franco Mussarelli
  • Anelize Sgorlon Pinheiro Torres
Palavras-chave: Enfermagem, Metodologia, PCR, Neonatal, Lactentes

Resumo

Avaliar nível de aprendizado em RCP através da metodologia ativa em crianças de 0 a 1 ano, para profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). Utilizado método de pesquisa, quantitativa e transversal, aplicada aos profissionais de enfermagem que atuam no pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu no período agosto e setembro de 2019. Para a execução do estudo foi estruturado uma sala dentro da instituição e elaborado uma aula de RCP em crianças de 0 a 1 ano de idade utilizando boneco simulador e respirador artificial manual com bolsa auto inflável neonatal e pediátrico, ministrado como educação continuada utilizando a metodologia ativa, após treinamento foi entregue aos participantes um questionário elaborado sobre o conhecimento em relação a metodologia. Participaram da pesquisa 17 voluntários entre auxiliares, técnico de enfermagem, enfermeiros e graduandos. Com a utilização da metodologia ativa observou – se que o conhecimento adquirido foi mais eficaz do que no método tradicional, devido ser uma excelente ferramenta para facilitar o aprendizado, colocando os alunos como principais agentes de seu conhecimento.
Publicado
06-07-2020