ALTERAÇÕES PSICOFISIOLÓGICAS DO TRABALHO EM TURNO COM ÊNFASE EM TRABALHOS NOTURNOS

REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DOS RISCOS ERGONÔMICOS

  • Tábata de Melo Ramos Duda
  • Lucas Risseti Delbim
  • Marcelo Studart Hunger
  • Anderson Martelli
Palavras-chave: Acidentes, Trabalhos em turnos, Riscos ergonômicos

Resumo

A gestão em segurança do trabalho utiliza vários recursos para minimizar e neutralizar os riscos inerentes a cada atividade. Com o passar dos tempos e o surgimento de novas patologias relacionadas ao trabalho, verificou-se que os trabalhadores que realizam atividades em turnos e principalmente noturnos são mais suscetíveis as doenças relacionadas ao trabalho e acidentes causados pelas longas jornadas ou privação de sono. Diante da crescente demanda de produtos e prestação de serviços por parte da sociedade, os trabalhos em turnos ou noturno é inevitável, restando para os profissionais de Segurança do Trabalho várias vertentes do ponto de vista preventivo, não se restringindo apenas aos atos e condições inseguras ou prescrição de equipamentos de segurança individuais, mas participando ativamente da gestão de planejamento e programação dos turnos dentro das empresas. Os aspectos financeiros e baixos salários em algumas classes profissionais levam vários trabalhadores a exercerem jornadas duplas ou até mesmo a possuírem dois ou mais empregos que complemente a renda, causando a privação de descanso e situações prejudiciais à saúde o que representa uma linha tênue entre um trabalho com qualidade de vida e um acidente do trabalho. Apesar da comprovação dos riscos relacionados aos trabalhos em turnos ou noturno não existe uma Norma Regulamentadora especifica que aborde e regulamente este tipo de atividade.

Biografia do Autor

Tábata de Melo Ramos Duda
Técnica em Segurança do Trabalho, Instituição CEGEP – Centro De Educação Profissional Governador Mário Covas.
Lucas Risseti Delbim
Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo.
Marcelo Studart Hunger
Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo.
Anderson Martelli
Mestrando em Ciências Biomédicas pela UNIARARAS. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo.
Publicado
19-05-2019