A INTERFACE DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

  • Thaís Fernanda Leitão Casellato Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - FMG
  • Richard William Carneiro Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - FMG
  • Nidia Mara Marchiori Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - FMG

Resumo

Esse estudo foi uma reflexão do processo ensino aprendizagem, através da ferramenta de metodologias ativas para o Curso de Graduação em Fisioterapia,no período de 05 fevereiro a 27 de junho de 2018. Nesse campo do saber foi executado em uma faculdade particular do Estado de São Paulo. Foi-se realizado um levantamento bibliográfico, com 23 artigos científicos elegíveis e dois livros clássicos, com embasamento teórico e prático da disciplina de Epidemiologia. Esse encontro de saberes deu-se através de métodos didáticos: as aulas foram ministradas através de, dinâmica em rodas de discussão, textos para reflexão, atividades em grupos, filmes didáticos em tempo de curta duração, com apontamentos sobre o tema da aula. Foi-se de grande valia para a formação do profissional fisioterapeuta, através de evidências científicas. Porém, há uma escassez de engajamento de educadores no aspecto multidisciplinar do conhecimento. Palavras-chave: Metodologias ativas, Ensino, Fisioterapia.
Publicado
24-10-2019