O setor das indústrias metalúrgicas, da mesma forma que outros setores industriais, apresentam uma grande capacidade de causar impactos e riscos ao meio ambiente. Muitos desses impactos são irreversíveis, e podem gerar sérios danos futuros ao ciclo natural. Metalúrgicas de grande, médio ou pequeno porte podem causar problemas ao meio ambiente e a comunidade local e, por esse motivo, devem seguir as legislações ambientais federais, estaduais e municipais. O Estado brasileiro, a fim de diminuir, ou mesmo eliminar os sérios danos ambientais causados pelas indústrias, define uma série de legislações ambientais voltadas a este setor. Para compreender os impactos ambientais causados pelo setor metalúrgico e sua adequação às leis ambientais brasileiras, este trabalho apresenta como objetivo identificar as principais legislações ambientais e os impactos e riscos causados pelo setor de metalurgia no município de Mogi Guaçu-SP, bem como identificar as principais autuações das empresas presentes no município. Para alcançar esse objetivo, os autores realizaram um levantamento das principais legislações ambientais que regulam o setor metalúrgico e, posteriormente, a identificação dos principais problemas causados por esses empreendimentos.
Biografia do Autor
Camila Fraisoli
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, Professora da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo.
Gracielle Danielle Lazari
Bacharel em Engenheira Ambiental pela Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, Engenheira Ambiental da Empresa Unilever.
Alexandre Pansani
Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo. Consultor Ambiental da Empresa Gerenciamento Ambiental.