IMPACTO DA TROCA DE FRUTOS NA SOBREVIVÊNCIA DE Drosophila suzukii

  • Isabelle Bueno Silva
  • Wesley Augusto Conde Godoy
Palavras-chave: Mosca da asa-manchada, Espécie introduzida, Análise de sobrevivência

Resumo

A introdução de espécies em novas áreas pode causar danos ecológicos e econômicos para culturas agrícolas locais. Estudos investigando como populações introduzidas se mantêm em diferentes plantas hospedeiras são cruciais para compreender a dinâmica de espécies exóticas. Drosophila suzukii é uma espécie recentemente introduzida no Brasil de significativa importância agrícola, pois ataca frutos de tegumento fino. Sua influência sobre a viabilidade ecológica quando submetida à troca de hospedeiros é praticamente desconhecida. Esse estudo teve o objetivo de analisar os efeitos da troca de frutos na longevidade e sobrevivência de D. suzukii. Populações de D. suzukii foram submetidas a um experimento de troca de frutos utilizando morango e framboesa.  Com o registro de mortes diárias, aplicou-se a análise de sobrevivência utilizando o estimador de Kaplan-Meier. Foi observada diferença significativa entre as curvas de sobrevivência de cada tratamento e foi constatada menor longevidade em adultos submetidos à troca de framboesa por morango, se comparada aos que se desenvolveram somente na framboesa.  Os resultados encontrados no estudo têm implicações relevantes para o potencial de sucesso de D. suzukii em resposta à troca de hospedeiros, principalmente no contexto de colonização de novas áreas.

Biografia do Autor

Isabelle Bueno Silva
Mestra em Ciências com ênfase em Entomologia do Programa de pós-graduação de Entomologia- Departamento de Entomologia e Acaralogia - Universidade de São Paulo - USP - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ. Professora na Unimogi, Campus IESF.
Wesley Augusto Conde Godoy
Professor Associado do Departamento de Entomologia e Acaralogia - Universidade de São Paulo – USP - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ, Laboratório de Ecologia de Insetos e Entomologia Floresta – Piracicaba, SP.
Publicado
24-06-2019