METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA E NEUROANATOMIA

  • Nidia Mara Marchiori
  • Richard William Carneiro
Palavras-chave: Ensino aprendizagem, Anatomia humana, Técnicas, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

A implementação de novos modelos de ensino-aprendizagem vem ocorrendo em vários cursos de graduação e pós graduação, nos quais essa inovação metodológica torna-se essencial para conduzir o discente a uma vivência prática e próxima da realidade profissional. O presente estudo analisa as fortalezas e fragilidades dos métodos ativos de aprendizagem no ensino de Anatomia e Neuroanatomia, além de sugerir técnicas aplicáveis à essas áreas de estudo. O estudo foi caracterizado como uma revisão bibliográfica, sendo avaliadas as fontes de dados Scielo e BVS através das palavras-chave Metodologias ativas, Anatomia, Neuroanatomia, Ensino-aprendizagem, Saúde, Active learning e neuroanatomy. As metodologias ativas visam formar profissionais críticos, além do domínio técnico-científico, que sejam capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações em saúde para a população e, ao mesmo tempo, solucionar problemas. A maior parte dos estudos evidencia efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino e destaca a Aprendizagem Baseada em Problemas como uma prática bastante utilizada na Saúde. No entanto, apesar de essencial o uso de metodologias ativas em associação com aulas práticas com peças anatômicas, há ainda uma certa resistêcia por parte dos professores, que devem superar a estagnação e inovar para um processo pedagógico de sucesso.

Biografia do Autor

Nidia Mara Marchiori
Bióloga, Doutora em Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas - SP. Docente na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e Instituição de Ensino São Francisco – UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP, Brasil.
Richard William Carneiro
Professor de Educação Física pela UNIPINHAL; Especialista em Fisiologia do exercício pela Faculdade Gama Filho. Docente na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo e Instituição de Ensino São Francisco – UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP, Brasil. 
Publicado
24-06-2019