AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO REFLORESTAMENTO DE UMA NASCENTE E UTILIZADA COMO MEDIDA MITIGADORA DOS GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA

Palavras-chave: Educação ambiental, Nascente, Arborização, Itapira

Resumo

Nos dias atuais, a preocupação com o meio ambiente está presente na vida de grande parte da população. Assim, este artigo objetiva descrever uma ação de Educação Ambiental (EA) com alunos do sexto ano de uma unidade escolar desenvolvida na nascente municipal modelo no município de Itapira - SP com o plantio de árvores nativas visando o sequestro dos gases causadores do efeito estufa. Os resultados demostram que o tema é pouco debatido e estudado e as atividades desenvolvidas neste estudo caracterizam ações plausíveis no que diz respeito à sensibilização dos jovens e educadores quanto as ações mitigadoras referentes a esses gases, reconstituição da mata ciliar e proteção das águas, servindo como um elo de participação na construção das cidades e preservação da arborização existente nesse espaço.

Biografia do Autor

Anderson Martelli
Mestre do Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas – Centro Universitário Hermínio Ometto, FHO|Uniararas, Araras-SP; Especialista em Laboratório Clínico pela Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP, Campinas-SP, Brasil.
Luís Rogério Oliveira
Técnico da Patrulha Ambiental, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Itapira, São Paulo.
Aline de Paula Devechio Trentin
Graduação em Educação Física pela Faculdade UNIMOGI, Município de Mogi Guaçu-SP, Brasil.
Matheus Trentin
Graduação em Pedagogia; Graduação em Educação Física pela Faculdade UNIMOGI, Município de Mogi Guaçu-SP, Brasil.
Sergio Fernando Zavarize, UNIMOGI
Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas. Diretor Acadêmico da UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil.
Publicado
24-06-2019