TECNOLOGIA DE GESTÃO: AUDITORIA COMO UM PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

  • Mateus Augusto CHIEREGATTI Discente do Curso de Enfermagem UNIMOGI.
  • Renata Canelle MARTINATTI Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente, Docente UNIMOGI.
  • Andressa Gomes MELO Mestra em Ciências da Saúde, Docente UNIMOGI.
Palavras-chave: Auditoria de enfermagem, Registro de enfermagem, Educação continuada, Educação em saúde

Resumo

Através da auditoria geram-se indicadores para os gestores, evidenciando a qualidade da assistência, processo de trabalho e evolução do paciente. Os registros de qualidade, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem devem ser procedidos de data e hora, identificação do profissional, número de registro, ser objetivo e claro. Objetivo: Revisar na literatura os fatores que interferem para a ocorrência de erros nos registros de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no período de fevereiro a março de 2024. Os artigos selecionados para compor a análise desta revisão integrativa foram acessados pela plataforma Bireme, na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde.  Resultados: Constatou-se que, apesar da evolução constante do Processo de Enfermagem no Brasil, os relatórios de enfermagem possuem diversas falhas. Dentre os estudos analisados, foi possível apurar que essa deficiência é delimitada e afeta diretamente a qualidade assistencial, na qual a auditoria tem se mostrado uma tecnologia de gestão eficiente. Conclusão: Perante a importância dos registros de enfermagem, torna-se indispensável realizar anotações de qualidade, de acordo com todos os preceitos que é imposto pelo COFEN conforme Resolução N°429/2012. As anotações concisas e corretas podem melhorar os indicadores, e também amenizar os prejuízos.
Publicado
12-03-2025