SISTEMAS BIOENERGÉTICOS AERÓBIO E ANAERÓBIO EM RELAÇÃO AO ESTRESSE OXIDATIVO

  • Julia Camargo de Oliveira
  • Maycon Luis Braglin
  • Christopher Braian Spindola
  • Anderson Martelli
  • Lucas Rissetti Delbim
Palavras-chave: Sistemas bioenergéticos, Estresse oxidativo, Exercício físico

Resumo

Sabe-se que o exercício físico é um vetor de benefícios diretos e indiretos, uma vez que promove o ajuste fisiológico orgânico e dinâmico e proporciona incremento nos indicadores e variáveis associadas ao campo psicológico. Apesar desses benefícios, a ciência questiona se a intensidade exagerada e/ou o volume desmedido de exercícios físicos, mesmo adequadamente prescritos, seriam características potencialmente danosas no transcorrer dos anos. O presente estudo apresenta comparações entre atividades físicas utilizando fontes bioenergéticas aeróbicas e anaeróbicas visando identificar qual dos sistemas gera maior quantidade de radicais livres, tornando assim, mais propenso a levar seu praticante ao estresse oxidativo. O exercício físico executado de forma incorreta e não respeitando o critério da individualidade intensifica os processos metabólicos, podendo predispor ao estresse oxidativo, fator este que sabidamente favorece o envelhecimento precoce e outras alterações fisiológicas significativas. O acúmulo excessivo destas espécies instáveis de oxigênio no organismo apresenta a capacidade de oxidar outras moléculas, causando diversos danos aos sistemas corporal. Após a análise dos artigos conclui-se que o fator tempo (volumetria) de exercício é mais determinante para o estresse oxidativo do que o fator intensidade. Desta forma as atividades de alta intensidade e curta duração apresentam-se como uma alternativa positiva para incremento e manutenção da saúde.

Biografia do Autor

Julia Camargo de Oliveira
Graduação em Educação Física pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - FMG, Município de Mogi Guaçu - SP, Brasil.
Maycon Luis Braglin
Graduação em Educação Física pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - FMG, Município de Mogi Guaçu - SP, Brasil.
Christopher Braian Spindola
Graduação em Educação Física pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - FMG, Município de Mogi Guaçu - SP, Brasil.
Anderson Martelli
Mestre em Ciências Biomédicas Uniararas; Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil.
Lucas Rissetti Delbim
Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – UNIFAE. Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil.
Publicado
29-05-2019