RELAÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS EPISÓDIOS DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS

  • Gabriel Antônio BARBOSA Graduando em Fisioterapia pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo- Unimogi.
  • Vitor Gabriel INDALECIO Graduando em Fisioterapia pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo- Unimogi.
  • Camila Maria Prudêncio Pilla TEIXEIRA Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2002. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto, 2005. Especialização em Fisioterapia do Trabalho pela UNIARA.
  • Luciana Cristino DIOGO Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto, 2000. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto, 2005. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas.
Palavras-chave: Quedas, Envelhecimento, Fisioterapia, Prevenção

Resumo

O envelhecimento traz alterações fisiológicas que favorecem a ocorrência de quedas e suas consequências podem levar à incapacidade física, perda de independência, diminuição da mobilidade e até mesmo a fatalidade. Nesse estudo foi realizado uma revisão da literatura afim de relacionar a fisioterapia com a prevenção de quedas em pessoas idosas através da busca nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, BVS, Pubmed e após avaliação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 10 artigos. Identificou-se que a fisioterapia  desempenha um importante papel preventivo e interceptor, atuando tanto de forma específica quanto global, n a melhora da capacidade funcional e a saúde das pessoas idosas. A mecanoterapia, em particular, se destaca por sua eficácia na viabilização de exercícios para MMSS e MMII, marcha, equilíbrio, flexibilidade, fortalecimento e resistência muscular, além das atividades funcionais e são essenciais para prevenir quedas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa, ao mesmo tempo que mitiga os riscos e debilitação funcional. Conclui-se que as orientações dos fisioterapeutas são fundamentais para a educação dos pacientes, pois transmitem conhecimentos sobre práticas que facilitam as atividades diárias incentivando o autocuidado e a vigilância sobre o ambiente, auxiliando na prevenção de quedas.
Publicado
08-03-2025