NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O CIGARRO ELETRÔNICO ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA INSTIUTIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Lubiane Miriele FELISBINO Graduação em Enfermagem, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal
  • Anderson MARTELLI Docente do Curso de Biomedicina, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
  • Gisele Acerra Biondo PIETRAFESA Docente dos Cursos da Saúde, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
  • Érica FERRAZ Docente dos Cursos da Saúde, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
Palavras-chave: Dispositivo eletrônico de fumar, Adulto jovem, Hábito de fumar, Tabagismo

Resumo

Estudos mostram que o uso dos cigarros eletrônicos, tanto agudo como crônico (CE), está diretamente ligado ao surgimento de várias doenças, além de causar dependência. O objetivo desse estudo foi levantar o nível de conhecimento de estudantes de graduação do curso de enfermagem do UniPinhal, sobre cigarro eletrônicos. Foi realizado um estudo transversal, utilizando-se formulário específico, onde foram entrevistados estudantes do curso de Enfermagem matriculados no UniPinhal no ano de 2023. Dos 122 alunos matriculados, 112 (92%) responderam o formulário. A média da idade foi de 27±8 anos. A prevalência do conhecimento do CE foi de 99% e 92% relataram saber os riscos do cigarro eletrônico para a saúde. Em relação a experimentação do cigarro eletrônico, 56 (50%) alunos já experimentaram, dos quais 16 (29%) são tabagistas. Entre os tabagistas, há a prevalência de serem de baixa renda, porém, não é por falta de conhecimento sobre os riscos, uma vez que 75% deles disseram saber que o cigarro eletrônico é mais perigoso que o cigarro de papel. Concluindo, ações como palestras educativas são eficazes para aumentar o nível de conhecimento sobre o DEF, porém, mesmo conhecendo os riscos, alunos do curso de enfermagem fazem uso do cigarro eletrônico.  
Publicado
22-06-2024