COMPRAR E CONVIVER: MERCADO PÚBLICO NA CIDADE DE MOGI GUAÇU-SP

  • Tatiane Ueda RAMOS Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13.844-070. Mogi Guaçu, Brasil
  • Alessandra Salvador Alexandre STRASSA Arquiteta e Urbanista, Doutora em Urbanismo, Professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13.844-070 Mogi Guaçu, Brasil
Palavras-chave: Arquitetura, Comércio, Mercado público

Resumo

Esse trabalho apresenta pesquisas sobre os mercados públicos no espaço urbano: esses espaços comerciais, presentes nas atividades antigas de nossa sociedade, foram palcos de transformações sociais e territoriais. Há uma série de estudos que explanam a importância dessas construções, de mercados públicos tradicionais, no final do século XIX, tanto no exterior como no contexto brasileiro. A feira apresenta para a cidade relações de desenvolvimento e permanência, no tempo e espaço. Para a análise deste recorte territorial utilizamos métodos qualitativos e históricos-interpretativos de pesquisa, por meio do uso de estudo de sua arquitetura, história, funcionalidade e estudo dos entornos e material documental. Para a elaboração de um planejamento estratégico para esse espaço público de importância fortificante para a vida social, cultural e econômica da cidade iremos propor um anteprojeto arquitetônico em Mogi Guaçu que vinculamos às referências teóricas e projetuais. 
Publicado
20-03-2024