ANÁLISE DE QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA EM ESPÍRITO SANTO DO PINHAL – SP
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Escala de avaliação, Promoção da Saúde
Resumo
A qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto de sua cultura e no sistema de valores em que vive em relação a expectativas, padrões e preocupações. O objetivo do presente estudo foi investigar a qualidade de vida de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas de Espírito Santo do Pinhal/SP. Foram aplicados questionários e analisadas variáveis no município. Os dados foram obtidos através de entrevista a partir do questionário WHOQOL-bref. Entre estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas nos anos de 2019 e que concordaram em participar voluntariamente do estudo, após explicação do trabalho para intervenção foi realizada a abordagem nas escolas por meio de amostragem aleatória. Foi analisada então a diferença entre o domínio físico, psicológico, social e meio ambiente entre esses alunos, com sua percepção de qualidade de vida, além de diferir essa percepção entre gêneros masculino e feminino. Portanto conclui-se nesse trabalho que a qualidade de vida de cada indivíduo é determinado pelos seus hábitos, crenças, moradia, e outros determinantes do dia a dia, que apesar dos domínios serem analisados de forma separados, eles estão totalmente correlacionados.
Publicado
19-03-2024
Seção
Artigos