PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA EM ATIVIDADES DE LAZER

  • Juliana Aparecida do NASCIMENTO Graduanda em fisioterapia; Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo-UNIMOGI– Brasil
  • Thalia da Silva LOPES Graduanda em fisioterapia; Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo-UNIMOGI– Brasil
  • Camilla Maria Prudêncio Pilla TEIXEIRA Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto –UNAERP, Docente no Curso de Fisioterapia; Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (UNIMOGI)
  • Renata Camargo Frezzato MARCELINO Fisioterapeuta, Mestra e Doutoranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação - UNICAMP – País; Brasil
Palavras-chave: Criança, Lazer, Deficiência, Familia

Resumo

Atividades de lazer fazem parte da rotina da criança, portanto são de extrema importância para o seu desenvolvimento, sendo a família a primeira instituição que a criança tem contato. Nesse contexto se destaca a importância da família para formação e construção do desenvolvimento da autoestima dessa criança perante suas limitações. O objetivo foi entender como o núcleo familiar pode interferir nas atividades de lazer de uma criança com deficiência. Foi aplicado um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, aos responsáveis de crianças com deficiência de 02 lugares distintos na cidade de Mogi Guaçu-SP, totalizando 8 participantes. A idade média encontrada foi 8 anos, desses 07 estão matriculadas em escola regular. Todas praticam atividade física, e dentre as atividades de lazer, os locais mais frequentados pelas crianças são supermercado, shopping e parques. Relacionado às brincadeiras, 50% das crianças brincam sozinhas e 50% apenas na presença dos pais. Observa-se que o lazer tem sido cada vez mais reconhecido como um importante indicador de qualidade de vida, além de ser caracterizado como uma situação promotora de desenvolvimento e bem-estar. E deve ser mais explorado pelos pesquisadores, a fim de demonstrar a importância da participação ativa nas atividades de lazer na vida dos indivíduos.
Publicado
05-01-2024