ASPECTOS RELEVANTES PARA A MELHORIA DOS CURSOS OFERTADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO

  • Rubens Topal de Carvalho BASTOS Faculdade Municipal Professor Franco Montoro. Doutor em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS)
  • Clauber de Oliveira ROSSINI Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo. Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)
Palavras-chave: Ead, Gestão, Qualidade, Evasão

Resumo

A modalidade de ensino à distância tem atraído cada vez mais alunos, pois possui atrativos que tem despertado o interesse de pessoas que até então não possuíam condições financeiras ou tempo para se dedicar aos estudos. Este trabalho tem como objetivo identificar ações e estratégias da gestão do Ead na implantação de cursos nesta modalidade de ensino que impactaram na qualidade dos cursos e na retenção de alunos matriculados. Descreve os aspectos determinantes da qualidade e retenção na modalidade Ead, levantando as ações realizadas pela gestão dos cursos que foram determinantes na retenção e no aumento da qualidade ofertada no Ead. Foi utilizado um estudo teórico com pesquisa bibliográfica sobre a oferta de cursos na modalidade, tentando identificar os aspectos mais relevantes da gestão da IES, quando da implantação dos cursos na modalidade à distância. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que o aluno é o principal ator na modalidade à distância, pois qualquer erro nos fatores determinantes na qualidade do curso, no que diz respeito ao aluno, impactará no índice de evasão e de qualidade do curso ofertado na modalidade à distância.
Publicado
23-10-2023