SÍFILIS E A FREQUÊNCIA DE CASOS NA CIDADE DE ITAPIRA-SP E NO BRASIL NO PERÍODO 2017 A 2021: REVISÃO DE LITERATURA

  • Guilherme Henrique Teixeira ROQUE Graduando em Biomedicina pelo Centro Universitário de Itapira – UNIESI.
  • Ildamara Canoa De OLIVEIRA Mestre Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto – FHO; Biomédica da Prefeitura Municipal de Itapira; Docente Centro Universitário de Itapira – UNIESI e Faculdade Maria Imaculada, Mogi Guaçu-SP.
  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto – FHO; Biólogo e Diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Itapira-SP.
Palavras-chave: Sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível, Treponema pallidum, Epidemiologia

Resumo

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode acometer vários órgãos, incluindo o sistema nervoso se não diagnosticada e tratada precocemente. O objetivo foi fazer uma análise da literatura acerca dessa doença, como transmissão, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento e a análise das variações quantitativas de casos totais, por sexo e por idade no período de 2017 a 2021 no munícipio de Itapira-SP e do Brasil. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de natureza qualitativa, usando plataformas de pesquisa referências em saúde, como PubMed, ScienceDirect, SciELO e Google Acadêmico, selecionando artigos entre 2012 a 2021, em português, inglês e espanhol. Foi observada uma diminuição de casos durante os anos de 2020 e 2021 em Itapira-SP e no Brasil provavelmente devido à subnotificação em virtude da pandemia de Covid-19, portanto, não há como saber o real número de acometidos com a doença durante o período pandêmico, porém houve uma predominância entre o sexo masculino e indivíduos entre 20 e 29 anos, além das populações-chaves, sendo assim fundamental a atenção aos multiestágios da doença para o diagnóstico, monitoramento epidemiológico e tratamento.
Publicado
28-09-2023