MARCADORES TUMORAIS NO DIAGNÓSTICO PARA ADENOCARCINOMA DE PRÓSTATA

  • Israel Luiz Figueiredo VICENTE Graduando em Biomedicina, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas FHO, Araras SP; Biólogo Secretaria Meio Ambiente, Itapira-SP; Docente Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
  • Daniella Silva OGGIAM Doutora em Saúde Coletiva – UNIFESP; Docente do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
Palavras-chave: PSA, Biomarcadores Tumorais, Câncer de Próstata, Adenocarcinomas, Estadiamento de neoplasias

Resumo

Os marcadores tumorais são um dos testes de diagnóstico in vitro que conceberam muitas expectativas na sua descoberta, sendo usado para definir um tipo particular de tumor, diagnosticar, estabelecer o grau de extensão, propor um prognóstico e realizar monitoramento de alguns tipos de tumores. Entretanto, a experiência e a pesquisa mostraram ao longo do tempo a necessidade de rever a utilidade dos marcadores, substituindo-os favorecendo segurança ao paciente. Assim, este artigo objetivou identificar os principais marcadores tumorais e suas técnicas importantes para o diagnóstico do adenocarcinoma de próstata. Foi realizado uma revisão integrativa utilizando as bases de dados indexadas Scielo e Pubmed entre 2011 e 2021 utilizando os seguintes descritores: PSA, Biomarcadores Tumorais, Neoplasia da Próstata, Adenocarcinomas, Estadiamento de neoplasias. Vários dos marcadores caracterizados são usados com sucesso para diagnóstico e monitoramento, e alguns também para fins de prognóstico. Uma abordagem racional para o uso desses testes, uma interpretação equilibrada dos resultados proporciona um aumento em seu significado clínico.
Publicado
28-09-2023