MARCADORES TUMORAIS NO DIAGNÓSTICO PARA ADENOCARCINOMA DE PRÓSTATA

  • Israel Luiz Figueiredo VICENTE Graduando em Biomedicina, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas FHO, Araras SP; Biólogo Secretaria Meio Ambiente, Itapira-SP; Docente Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.
  • Daniella Silva OGGIAM Doutora em Saúde Coletiva – UNIFESP; Docente do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UniPinhal.

Résumé

Os marcadores tumorais são um dos testes de diagnóstico in vitro que conceberam muitas expectativas na sua descoberta, sendo usado para definir um tipo particular de tumor, diagnosticar, estabelecer o grau de extensão, propor um prognóstico e realizar monitoramento de alguns tipos de tumores. Entretanto, a experiência e a pesquisa mostraram ao longo do tempo a necessidade de rever a utilidade dos marcadores, substituindo-os favorecendo segurança ao paciente. Assim, este artigo objetivou identificar os principais marcadores tumorais e suas técnicas importantes para o diagnóstico do adenocarcinoma de próstata. Foi realizado uma revisão integrativa utilizando as bases de dados indexadas Scielo e Pubmed entre 2011 e 2021 utilizando os seguintes descritores: PSA, Biomarcadores Tumorais, Neoplasia da Próstata, Adenocarcinomas, Estadiamento de neoplasias. Vários dos marcadores caracterizados são usados com sucesso para diagnóstico e monitoramento, e alguns também para fins de prognóstico. Uma abordagem racional para o uso desses testes, uma interpretação equilibrada dos resultados proporciona um aumento em seu significado clínico.
Publiée
28-09-2023