OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Biológicas e Comportamentais

  • Daniel Guilherme MEIRA Bacharelado em Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo
  • Jaqueline Yasmin Oliveira de JESUS Bacharelado em Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo
  • Lucas Flores MARQUES Mestre em Ciências Biomédicas e Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo
Palavras-chave: Atividades Físicas Lúdicas, , Transtorno do Espectro Autista, Lúdico

Resumo

Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento e é caracterizado pela dificuldade na interação e comunicação social, além dos padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados relacionados a fatores biológicos que afetam negativamente seu convívio na sociedade. Portanto, existem tratamentos de acordo com individualidade biológica, onde os prejuízos no desenvolvimento são diminuídos consideravelmente, sua inclusão ainda é um desafio e carece de estudos que ampliem as possibilidades de intervenções para reduzir o impacto causado no desenvolvimento global do indivíduo. Uma revisão bibliográfica onde foram selecionados e consultados artigos publicados referentes ao TEA e as Atividades Físicas Lúdicas. Pretende-se verificar se as Atividades Físicas Lúdicas podem favorecer no desenvolvimento das habilidades sociais, biológicas e comportamentais em crianças com o TEA. Apresentar a importância das Atividades Físicas Lúdicas no desenvolvimento de crianças com o TEA. Analisar a vivência que as Atividades Físicas Lúdicas proporcionam em crianças com o TEA, Conforme a análise dos artigos selecionados, foi possível perceber através das experiências, as Atividades Físicas Lúdicas proporcionam que o indivíduo tenha estímulos no desenvolvimento global vivenciando jogos e brincadeiras em momentos prazerosos, onde influenciam diretamente no desenvolvimento das habilidades sociais, biológicas e comportamentais associadas a uma melhor e maior inclusão desses indivíduos.
Publicado
17-07-2023