ALIMENTAÇÃO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS NA PRÁTICA DE CICLISMO

  • Elaine Cristina NAVARRO Licenciada em Pedagogia, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto ESTÁCIO, Ribeirão Preto - SP. Graduanda no curso de Nutrição da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo / UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP.
  • Rosiéle FERREIRA Graduanda no curso de Nutrição da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo / UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP.
  • Maiara Aparecida da SILVA Graduanda no curso de Nutrição da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo / UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP.
  • Josiane Ferreira de MELLO Mestra em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ).
  • Daniel Henrique do Amaral CÔRREA Doutor em Biologia Funcional e Molecular (Bioquímica de Proteínas); Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP – Brasil
Palavras-chave: Idoso, Nutrição, Esporte, Ciclismo

Resumo

O aumento da expectativa de vida e a busca por maior qualidade de vida através da prática de atividade física, bem como o aumento de ciclistas, inclusive dentre os indivíduos da terceira idade, ou seja, pessoas acima de 60 anos, mostra a necessidade de conhecer melhor esse público e a forma com que se alimentam na prática deste exercício. A presente pesquisa buscou através de um questionário online tipo “survey” alocado no google forms com dezoito questões, avaliar se os idosos praticantes de ciclismo se alimentam para a prática deste esporte e quais os principais alimentos consumidos por esse público. Concluiu-se que os idosos praticantes de ciclismo, de forma geral se alimentam durante a prática e utilizam mais alimentos in-natura e minimamente processados, tais como pães brancos e integrais, frutas, proteínas como ovos, carne bovina, peixe, frango e leite, incluindo leguminosas, arroz e macarrão.
Publicado
17-07-2023