A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA E DO PROCESSO EDUCATIVO DESENVOLVIDO PELO ENFERMEIRO PARA O VÍNCULO FAMILIAR COM CRIANÇAS DIABÉTICAS TIPO 1

  • Leticia Zanco MATEVELLI Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI
  • Bruna Maria da Silva REGINATO Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI
  • Belisa Franco CAMPOS Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UNICAMP; Enfermeira e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
  • Andressa Gomes MELO Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem UNICAMP; Enfermeira assistencial na área de Transplante de Medula Óssea e Onco-Hematologia - HC/Unicamp e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
  • Yonara Franco MUSSARELLI Mestranda em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina UNICAMP; Enfermeira Obstetra do Centro de Atendimento da Mulher de Mogi Guaçu - SP e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP
Palavras-chave: Crianças, Assistência de Enfermagem, Diabetes Mellitus

Resumo

A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica caracterizada pela insuficiência na produção de insulina. A prevenção sobre o diagnóstico ainda na infância gera acúmulo de dúvidas sobre determinado tratamento a criança diabética, para este propósito, a assistência de enfermagem requer um vínculo familiar com a criança, proporcionando um processo educativo de qualidade. OBJETIVO: identificar na literatura os processos educativos que mostram a importância da assistência da enfermagem para o vínculo familiar e da criança diabética. MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, composta por etapas metodológicas. O levantamento bibliográfico ocorreu no período de março a junho de 2022, através das buscas em bases científicas indexadas BIREME, correspondendo à base Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados de Enfermagem nos últimos cinco anos. RESULTADOS: através da pesquisa evidenciou que a enfermagem é o principal apoio da assistência familiar para os jovens que recebem o diagnóstico da doença pela primeira vez. CONSIDERAÇÕES FINAIS: conclui-se que o enfermeiro colocando em prática o seu critério educacional, promove na criança sensação de orgulho do seu potencial para realizar todo o tratamento de forma compreensiva e segura, efetivando o elo familiar.
Publicado
29-03-2023