A IMPORTÂNCIA DO USO DA REGRA DOS NOVE PARA O ATENDIMENTO DO GRANDE QUEIMADO EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO

  • Maria Júlia Alves DOMINGUES Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI.
  • Andressa Gomes MELO Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas; Enfermeira assistencial na área de Transplante de Medula Óssea e Onco-Hematologia - HC/Unicamp e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
  • Francis Alves SECATI Especialista em Cardiologia e Cuidados Intensivos pela Fundação Hermínio Ometto; Enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
Palavras-chave: Queimaduras, Enfermagem, Protocolos, Atendimento de Emergência

Resumo

O grande queimado é caracterizado quando o paciente está com 20% da superfície corporal com queimaduras de segundo grau ou 10% de queimaduras de terceiro grau. E o cuidado da equipe de atendimento de enfermagem capacitados com os protocolos da sistematização de assistência de enfermagem, regra dos noves e o diagnóstico de enfermagem é primordial para dar um bem estar e um plano de cuidado correto. Objetivo: Identificar na literatura os cuidados com o paciente queimado pela equipe de enfermagem no atendimento da unidade de emergência. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, de revisão integrativa da literatura. Com base de dados da Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Resultado: Esperamos que com esse estudo a equipe de enfermagem passe a conhecer melhor os protocolos de atendimento e melhorar os cuidados com os grandes queimados. Conclusão: Com os resultados encontrados é nítido que os hospitais precisam investir na capacitação de conhecimentos dos profissionais nos protocolos, e os profissionais procurar aprender e incluir estes protocolos no dia a dia para promover saúde e bem estar a estes pacientes queimados atendidos na emergência.
Publicado
29-03-2023