IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL NA VIDA ADULTA E OS DESAFIOS NA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

  • Suelen Sombra SOUSA Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI.
  • Thuany Paula Camargo LINO Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI.
  • Andressa Gomes MELO . Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas; Enfermeira assistencial na área de Transplante de Medula Óssea e Onco-Hematologia - HC/Unicamp e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
  • Yonara Franco MUSSARELLI Mestranda em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas; Enfermeira Obstetra do Centro de Atendimento da Mulher de Mogi Guaçu - SP e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
Palavras-chave: Abuso Sexual Infantil, Estresse Pós-Traumático, Violação Sexual Infantil

Resumo

O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública, no qual criança ou adolescente é submetido a situações em que o adulto as utiliza para satisfazer seus desejos sexuais. Considera-se de extrema importância ressaltar os danos psicossociais que o abuso poderá ocasionar nas vítimas e evidenciar as dificuldades vividas pelos enfermeiros na identificação desse crime e no manejo clinico com esse paciente. OBJETIVO: Descrever os impactos sociais causados na criança vítima de violência sexual e contextualizar as dificuldades enfrentadas na atuação do enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF).  RESULTADOS: Nota-se que há consequências psicossociais do abuso sexual infantil na vida adulta, a fim de descrever os traumas vivenciados pela vítima e apresentar as dificuldades enfrentadas pelo profissional enfermeiro na assistência prestada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública, que implica uma rede de malefícios para vítima e sociedade. Torna-se imprescindível o enfrentamento com a validação do testemunho da vítima, aplicabilidade das leis e qualificação do enfermeiro.
Publicado
29-03-2023