INTERFACES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DENTRO DESTE CONTEXTO

  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas; Biólogo e Diretor da SAMA Itapira-SP.
  • Marcelo Studart HUNGER Mestre em Performance Humana; Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP.
  • Lucas DELBIM Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Docente do Curso de Educação Física da UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP.
  • Roberto Aparecido MAGALHÃES Mestre em Performance Humana; Docente e Coordenador do Curso de Educação Física da UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP.
  • Sergio Fernando ZAVARIZE Doutor em Psicologia; Diretor Acadêmico da UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP.
Palavras-chave: Profissional da saúde, Sistema Único de Saúde, Mercado de trabalho

Resumo

A dinâmica do mercado de trabalho na área da saúde do Brasil é complexa, e essa complexidade decorre da existência de diversas categorias, cada uma compondo distintos papéis nas mais variadas instituições de saúde. Assim, este trabalho objetivou retratar as interfaces do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação profissional dentro deste sistema. A expansão do ensino em geral aumentou consideravelmente a mão de obra especializada, com isso veio o aumento da seleção para a inserção destes profissionais, escolhendo os mais capazes para obter um maior rendimento. Porém, isso nem sempre é o suficiente devendo levar em conta o ajustamento do trabalhador ao trabalho visando seu bem estar e a boa qualidade do trabalho. Para o profissional de saúde não basta cuidar somente da saúde da população, é preciso cuidar das condições de vida, pois o fator determinante de nível de saúde é o conjunto de fatores que interferem nas condições de vida das pessoas. Assim, é imprescindível a atuação de diferentes profissionais (interdisciplinaridade) no SUS para abranger todos os aspectos possíveis neste conjunto de fatores que podem afetar a saúde e a integralidade das pessoas.
Publicado
06-01-2023