PROPOSTA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO CENTRO DE MOGI GUAÇU-SP

  • Fernanda VIEIRA Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13844-070 Mogi Guaçu, Brasil.
  • Alessandra STRASSA Arquiteta e Urbanista, Doutora em Urbanismo, Professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13844-070, Mogi Guaçu – SP, Brasil.
  • Silvia Raquel CHIARELLI Arquiteta e Urbanista, Doutora em Urbanismo, Professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13844-070, Mogi Guaçu – SP, Brasil.
Palavras-chave: Habitação de Interesse Social, Diversidade Tipológica, Moradia

Resumo

Atualmente a questão da Habitação de Interesse Social tem sido amplamente discutida no Brasil. Percebe-se que tem sido utilizada como instrumento que vai muito além do interesse de solucionar os problemas habitacionais. O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre o temada Habitação de Interesse Social no Brasil, com alguns casos existentes em Mogi Guaçu-SP e uma proposta de anteprojeto referente ao mesmo tema, mais especificamente com tipologia residencial, para um terreno na área central da mesma cidade no interior do estado. O projeto abrange conforto e melhor qualidade de vida para a população de baixa renda do município, além uma moradia adequada, que ofereça privacidade, segurança, acessibilidade e infraestrutura básica não apenas na unidade residencial proposta, mas também urbana, considerando o local escolhido e seu entorno. Um espaço de convívio e comunitário, um programa para atender a demanda e a composição do perfil da população, com serviços e equipamentos urbanos básicos, espaços verdes, lazer comércio local e acesso ao sistema de transporte coletivo, situado na cidade de Mogi Guaçu-SP.
Publicado
29-07-2022