HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO NA CIDADE DE MOGI GUAÇU

  • Érika Coutinho PIMENTEL Graduanda em Arquitetura e Urbanismo Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13844-070, Mogi Guaçu - SP, Brasil.
  • Alessandra Salvador Alexandre STRASSA Arquiteta e Urbanista, Doutora em Urbanismo, Professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, 13844-070, Mogi Guaçu – SP, Brasil.
Palavras-chave: Hospital Veterinário, Saúde Pública, Projeto Arquitetônico

Resumo

Este artigo é sobre o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de um hospital veterinário público na cidade de Mogi Guaçu que se deu abordando a importância dos animais para a sociedade, principalmente em tempos de pandemia. O interesse em desenvolver um hospital veterinário na cidade se deu pelo déficit de um equipamento urbano desse tipo na região, que pudesse atender a população de baixa renda, visando qualidade no atendimento e bem-estar dos animais e de seus donos. Com estudos e pesquisas teóricas, juntamente com uma revisão bibliográfica e escolha do terreno ideal, Mogi Guaçu encaixa para ser sede do Hospital Veterinário Público AlegraBicho, pois se trata de uma cidade que está em expansão. Por meio dessa análise, abordaremos levantamentos demográficos do entorno do terreno e, em seguida, analisaremos projetos como referência para compreendermos as necessidades arquitetônicas e funcionais, para que o produto final seja um projeto arquitetônico acessível e voltado para tal fim.
Publicado
29-07-2022