EMILE DURKHEIM: A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL

  • Ediano Dionisio do PRADO Docente no Instituto Federal do Sul de Minas – IFSULDEMINAS \ Campus Inconfidentes; Doutorando em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.
Palavras-chave: Anomia, Educação, Fatos sociais, Sociologia, Socialização

Resumo

O presente artigo aborda aspectos relevantes da obra de Emile Durkheim, sobretudo no campo educacional. Representante de leitura clássica dos estudos sociológicos, o autor prioriza a relação entre a sociedade e o indivíduo, afirmando a preeminência da primeira sobre o segundo. É a compreensão da natureza da sociedade que possibilita o desnudamento da educação, da religião, do suicídio, da organização do trabalho, etc., como fatos sociais, como fenômenos eminentemente sociais. Alicerçada na obra durkehiminiana, a revisão conclui que o sociólogo alargou os horizontes da sociologia, enriqueceu as discussões sobre a natureza e os fins da educação e norteou teorias pedagógicas.
Publicado
10-03-2022