EXERCÍCIO FÍSICO E OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

  • André Ricardo CORREA Graduação em Educação Física pela Faculdade UNIMOGI, Mogi Guaçu-SP.
  • Ariane Marquezi Silveira PEDRIALI Graduação em Educação Física pela Faculdade UNIMOGI, Mogi Guaçu-SP.
  • Thalita Stephanie QUEIROZ Graduação em Educação Física pela Faculdade UNIMOGI, Mogi Guaçu-SP.
  • Marcelo Studart HUNGER Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente na Faculdade UNIMOGI - Município de Mogi Guaçu – SP.
  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO; Biólogo e Diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Itapira-SP; Professor na Faculdade UNIMOGI, Mogi Guaçu-SP, Brasil.
  • Lucas Rissetti DELBIM Mestre em Qualidade de Vida e Meio Ambiente pela UNIFAE Instituição de ensino superior em São João da Boa Vista; Docente do Ensino Superior nas Faculdades UNIMOGI e UNIFAJ.
Palavras-chave: Ansiedade, Depressão, Exercício físico

Resumo

Transtorno depressivo ocupa o quarto lugar em relação às patologias mais frequentes no mundo. Além de acometer negativamente diversos aspectos da vida, favorece um dispêndio monetário que aliados impactam diretamente na vida da pessoa acometida. A ansiedade nos seus diferentes níveis desencadeia inúmeros sintomas como, tensão muscular inconsciente e outros desconfortos. O exercício físico, compreendido como uma prática controlada, sistematizada e por vezes acompanhada, traz benefícios ao condicionamento físico geral, influenciando positivamente aspectos psicológicos e comportamentais, com impacto direto na qualidade de vida dos indivíduos. Este trabalho é composto por uma revisão de literatura, utilizando os seguintes descritores: distúrbios de ansiedade e depressão e exercícios físicos. Foram encontradas diversas evidências que corroboraram positivamente quanto aos efeitos benéficos de se praticar exercício físico fazendo com que os acometidos experimentem uma melhora na autoestima no convívio social e na qualidade do sono os quais apresentam papel fundamental na saúde física e mental.
Publicado
13-12-2021