PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR

  • João Eduardo PINA Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ, Município de Jaguariúna-SP, Brasil.
  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO; Biólogo e Diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Itapira-SP; Professor na Faculdade UNIMOGI, Mogi Guaçu-SP, Brasil.
  • Lucas DELBIM Mestre em Qualidade de Vida e Meio Ambiente pela UNIFAE Instituição de ensino superior em São João da Boa Vista; Docente do Ensino Superior nas Faculdades UNIMOGI e UNIFAJ.
Palavras-chave: Primeiros Socorros, Atendimento pré-hospitalar, Educação Física Escolar

Resumo

Os acidentes podem ocorrer em qualquer lugar e em qualquer momento. Mas inserido no contexto do caráter aleatório, é possível evita-lo através de uma adequada capacitação dos agentes envolvidos. Assim, esse artigo objetivou vincular a importância da prevenção de agravos à saúde às dificuldades relatadas pelos professores no atendimento às crianças em casos emergências. Nesse sentido foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que no ambiente escolar a implementação da escola segura é uma ação educativa pedagógica onde todos os educadores têm como papel fundamental fazer o aluno se sentir seguro, não só com o ambiente ao seu redor, mas com as ações da equipe pedagógica em si, estando preparada em socorrer o aluno que sofra alguma intercorrência durante o período escolar. Na aula de Educação Física isso não seria muito diferente, por se tratar de uma disciplina onde os alunos estão em movimento constante praticando algum exercício físico o risco de uma intercorrência chega a ser maior, por isso um professor de Educação Física bem capacitado que entenda de primeiros socorros numa hora dessas faz muita diferença, pois ele irá saber como agir dependendo da situação.
Publicado
13-12-2021