CUIDADOS HUMANIZADOS NO PÓS OPERATÓRIO DE CESÁREA: REVISÃO INTEGRATIVA

  • Jennifer Cristina Lopes FERREIRA Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI.
  • Maria Cristina Vieira SILVA Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana de São Paulo-UNIMOGI.
  • Yonara Franco MUSSARELLI Mestranda em Ciências da Saúde pelo programa de pós-graduação em Tocoginecologia da Unicamp; Enfermeira Obstetra pela Santa Casa de Mogi Guaçu – SP -Brasil; Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
  • Andressa Gomes MELO Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp; Enfermeira na Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da Unicamp) e Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil
  • Anelize Sgorlon Pinheiro TORRES Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí; Enfermeira no Ambulatório Médico de Especialidades (AME- AMPARO) e Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimogi – SP – Brasil.
Palavras-chave: Cesárea, Puerpério, Humanização, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura relacionado aos cuidados humanizados da enfermagem no pós-operatório da cesárea. Identificando as ações e fatores que interferem na humanização no pós-operatório de cesárea, e suas complicações. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado no período de fevereiro a agosto de 2020, foram encontrados 41 artigos científicos sobre o assunto de acordo com a pesquisa e conseguinte foram analisados, e houve exclusão de 21 artigos que não correlacionavam com a ideia proposta. Resultados: O estudo foi elaborado para a puérpera em pós cesárea na assistência de enfermagem perante as complicações que podem ocorrer e ser amenizadas durante sua internação hospitalar, através da assistência das enfermeiras em período integral que é fornecer às mulheres habilidades para promover sua independência no autocuidado e no cuidado, e promovendo a assistência identificando os fatores prejudiciais durante o puerpério. Conclusão: A enfermagem deve realizar uma assistência planejada para atender as reais necessidades da puérpera, contribuindo assim para novos conhecimentos sobre os cuidados no pós cesárea, abordando as condições maternas frequentes. A identificação dor causada no período pós-parto pela equipe de enfermagem é fundamental para uma assistência humanizada.
Publicado
10-06-2021