AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE PASSIVOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

  • Josiane de Moura ROMAGNOLI Graduação em Engenharia Civil da USF – Universidade São Francisco – Campus Bragança Paulista – SP, Brasil.
  • Ludmila A. S. Oliani SILVA Graduação em Engenharia Civil da USF – Universidade São Francisco – Campus Bragança Paulista – SP, Brasil.
  • Edgar Manuel Miranda SAMUDIO Doutor e Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP; Engenheiro Civil pela Universidade Tecnológica do Panamá - UTP. Engenheiro Consultor da Empresa Susten Centrista Soluções Ambientais Ltda.
Palavras-chave: Aterro sanitário, gestão ambiental, resíduos sólidos, sustentabilidade

Resumo

A partir do processo de evolução da humanidade, o homem passou a produzir cada vez mais bens de consumo, gerando grandes quantidades de resíduos, o que vem causando danos à saúde humana e ao meio ambiente. Do ponto de vista do saneamento ambiental, os resíduos sólidos urbanos podem ser considerados um dos maiores problemas ambientais da atualidade, porque sua destinação final inadequada pode causar poluição do solo, dos recursos hídricos e do ar. Utiliza-se uma técnica mais apropriada para a disposição dos resíduos sólidos, o aterro sanitário, que utiliza métodos de engenharia visando minimizar os impactos ambientais. Mas mesmo assim os aterros sanitários causam a contaminação do solo e poluição das águas superficiais e subterrâneas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver o estudo de passivos ambientais em áreas de deposição de resíduos sólidos urbanos, no aterro sanitário da cidade de Itapira – SP, visando diagnosticar a situação de existência ou não de passivos ambientais. Para tanto escolheu-se o método proposto pela CETESB, destacadamente procedimentos de avaliação preliminar e investigação confirmatória, e na legislação federal que trata dos resíduos sólidos.
Publicado
10-01-2021