PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS COMO MEDIDA MITIGADORA NA NEUTRALIZAÇÃO DOS GASES ESTUFA EMITIDO NAS PLENÁRIAS DE UM CONSELHO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAPIRA-SP

  • Anderson MARTELLI Mestre; Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas – Centro Universitário Hermínio Ometto, FHO|Uniararas, Araras-SP; Especialista em Laboratório Clínico pela Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP, Campinas-SP; Biólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Itapira.
Palavras-chave: Efeito Estufa, Comdema, Arborização, Itapira-SP

Resumo

As ações antropogênicas são consideradas as principais causas do aumento das concentrações dos gases causadores do efeito estufa (GEE), aumentando e impulsionando a temperatura global do planeta com danos irreversíveis aos ecossistemas. Estamos vivenciando o período mais quente desde a última glaciação. Assim, este artigo objetivou descrever uma ação com membros integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA do município de Itapira-SP onde foi realizado um plantio de árvores nativas no interior de uma unidade escolar visando à neutralização desses gases desprendidos durante as plenárias de 2020. Foi possível verificar que o tema é pouco debatido entre poder público e sociedade civil. O plantio foi realizado de acordo com o cálculo de emissão desses gases liberados durante as atividades desse conselho caracterizando ações plausíveis no que diz respeito à sensibilização dos conselheiros e sociedade civil quanto às ações mitigadoras referentes ao desprendimento e sequestro dos GEE favorecendo a preservação ambiental, aumento da arborização e qualidade de vida da população.
Publicado
10-01-2021