FREQUÊNCIA DE LESÕES, APLICABILIDADE E EFICIÊNCIA DA PRÁTICA DA GINASTICA LABORAL

  • Francisco Pereira MOURÃO Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ, Jaguariúna-SP
  • João Pedro VAZ Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ, Jaguariúna-SP
  • Marcos Vinícius Paiva Ramos da SILVA Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ, Jaguariúna-SP
  • Roberto Aparecido MAGALHÃES Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós Graduado em Fisiologia do Exercício – Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Curso de Educação Física da FMG - Município de Mogi Guaçu – SP.
  • Anderson MARTELLI Mestre Ciências Biomédicas, UNIARARAS; Especialista em Laboratório Clínico, UNICAMP; Docente na Faculdade FMG, Mogi Guaçu-SP.
  • Lucas DELBIM Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente no Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ, Jaguariúna-SP e Faculdade UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP.

Resumen

O trabalho em questão contou como tema principal a ginástica laboral, apresentando uma análise acerca da sua aplicabilidade com o olhar voltado para os trabalhadores, mediante a sua eficiência ou não, nos dias mais atuais. Como se sabe a ginástica laboral é uma atividade praticada no horário de trabalho com o intuito de auxiliar os trabalhadores na manutenção de sua saúde evitando o acometimento de patologias em consonância da atividade realizada no local de trabalho. O objetivo principal do trabalho foi fazer um estudo de revisão bibliográfica sobre a aplicabilidade da ginástica laboral nas empresas por meio de análise de materiais já publicados sobre o tema em questão. Nesse sentido foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. A partir daí foi possível concluir que a GL é uma prática que deve ser considerada pelas empresas de modo a garantir a qualidade de vida dos profissionais das mesmas gerando assim o seu bem estar e saúde.
Publicado
10-01-2021