O AUTISMO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA RELAÇÃO ENTRE AMBIENTES
Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Inclusão, Desenvolvimento social
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista vem sendo um tema com uma diversificação de patologias, tanto na sociedade como no meio científico. Os estudos e pesquisas científicas apontam o desafio dos professores em atuar com os alunos com espectro autista nas escolas de ensino regular. Portanto, faz-se necessário conhecer e analisar com intenção investigativa os fatos, para um melhor entendimento de como os profissionais da educação estão atendendo às necessidades desses alunos tanto na classe regular como em atendimentos especializados. O presente trabalho traz à luz a análise de diversas pesquisas acadêmicas sobre alunos que frequentam as salas de Atendimento Educacional Especial (AEE) e as salas de ensino regular. Dentro desta perspectiva fundamentada em análise documental e observação do trabalho realizado em diferentes unidades escolares atuando como estagiárias e auxiliares de classe, buscamos compreender a urgência da conscientização de didáticas pedagógicas que colaborem para o ensino e aprendizagem do aluno autista, ressaltando a importância do ingresso desses alunos na classe regular, proporcionando, assim, uma adequação capaz de propiciar que o aluno desenvolva suas potencialidades, considerando, o ambiente escolar, o meio mais propício para a interação social e o ensino educacional.
Publicado
03-11-2020
Seção
Artigos