O AUTISMO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA RELAÇÃO ENTRE AMBIENTES

  • Eliane Cristina de Oliveira Defente Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Mogiana de Educação.
  • Maria Edineide Cruz Castro . Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Mogiana de Educação.
  • Maria Cristina Marangoni Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas; Docente do Ensino Superior da UNIMOGI.
  • Roberta Mello Francatto Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Docente do Ensino Superior e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo – FMG - SP – Brasil.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista, Inclusão, Desenvolvimento social

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista vem sendo um tema com uma diversificação de patologias, tanto na sociedade como no meio científico. Os estudos e pesquisas científicas apontam o desafio dos professores em atuar com os alunos com espectro autista nas escolas de ensino regular. Portanto, faz-se necessário conhecer e analisar com intenção investigativa os fatos, para um melhor entendimento de como os profissionais da educação estão atendendo às necessidades desses alunos tanto na classe regular como em atendimentos especializados. O presente trabalho traz à luz a análise de diversas pesquisas acadêmicas sobre alunos que frequentam as salas de Atendimento Educacional Especial (AEE) e as salas de ensino regular. Dentro desta perspectiva fundamentada em análise documental e observação do trabalho realizado em diferentes unidades escolares atuando como estagiárias e auxiliares de classe, buscamos  compreender  a urgência da conscientização de didáticas pedagógicas que colaborem para o ensino e aprendizagem do aluno autista, ressaltando a importância do ingresso desses alunos na classe regular, proporcionando, assim, uma adequação capaz de propiciar  que o aluno desenvolva suas potencialidades, considerando, o ambiente escolar, o meio mais propício para a interação social e o ensino educacional.
Publicado
03-11-2020