ANÁLISE DOS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA EM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO COC DE MOGI GUAÇU

  • Maycon Cleber Tomé
  • Anderson Clayton Quaglio Filho
  • Donizeti Rafael Felisbino
  • Michel de Freitas Cavalcanti
Palavras-chave: Adolescente, Aptidão física, Qualidade de Vida

Resumo

O presente estudo apresentou como objetivo analisar a aptidão física relacionada à saúde e qualidade de vida dos estudantes do Sistema COC de Educação e Comunicação de Mogi Guaçu, faixa etária de 12 a 17 anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A amostra constituiu de 31 adolescentes do sexo feminino e 35 do sexo masculino, totalizando 66 indivíduos. O teste de aptidão física é um importante componente dirigido aos aspectos de saúde e pode ser analisada no desempenho obtido nos testes de flexibilidade (teste de sentar e alcançar), força do tronco (teste de abdominal) e agilidade (teste do quadrado), de acordo com o protocolo do Projeto Esporte Brasil. O Resultado obtido pelos alunos do sexo masculino foi de (18,01 cm ± 7,32 cm) teste de flexibilidade; (33,57 repetições ± 12,04) teste de abdominal e (6’’47 ± 0’’50) teste do quadrado. Para o sexo feminino (23,8 cm ± 6,47 cm) teste de flexibilidade; (27,22 repetições ± 9,45) teste de abdominal e (7’’51 ± 0’’63) teste do quadrado. Os resultados apresentaram uma diminuição dos níveis de aptidão física dos adolescentes analisados quando comparados aos avanços tecnológicos e desinteresse pela prática da atividade física por parte dos adolescentes.

Biografia do Autor

Maycon Cleber Tomé
Especialista; Docente do curso de Educação Física Unimogi, Mogi Guaçu-SP – Brasil.
Anderson Clayton Quaglio Filho
Graduação em Educação Física - Bacharelado da Unimogi, Mogi Guaçu-SP, Brasil 
Donizeti Rafael Felisbino
Graduação em Educação Física - Bacharelado da Unimogi, Mogi Guaçu-SP, Brasil 
Michel de Freitas Cavalcanti
Graduação em Educação Física - Bacharelado da Unimogi, Mogi Guaçu-SP, Brasil 
Publicado
27-07-2020